Portfolio Kaike.com.br

Como os hackers podem estar prejudicando seu SEO

jul 2024

hackers podem estar prejudicando seu SEO

Os SEOs devem estar totalmente cientes dos riscos representados pelos hackers de sites. Saiba mais sobre como a invasão pode afetar gravemente o desempenho orgânico de um site.

Muitas vezes é bastante fácil tornar-se complacente como SEO quando se trata de segurança de sites ou colocar toda a responsabilidade nos departamentos de TI quando se trata de qualquer forma de segurança cibernética ou práticas de prevenção de hackers.

É um tópico discutível entre muitos, no entanto, isso é certamente verdade:

A segurança do site, ou a ausência dela, pode impactar direta e criticamente um site, e isso inclui o desempenho orgânico do site.

Por esse motivo, a segurança do site não deve ser ignorada quando se trata de planos de marketing digital.

Mas primeiro, vamos obter uma compreensão mais profunda do que é o hacking, para ligar os pontos e saber por que não deve ser negligenciado.

O que é hackear?

O hacking ocorre quando um indivíduo obtém acesso a um site ou rede de computadores específico, sem permissão.
O hacking injustificado ocorre com mais frequência quando as pessoas tentam obter acesso a informações confidenciais ou privadas ou redirecionar os usuários para o site de um hacker específico.

Quais são algumas ferramentas comuns utilizadas por hackers?

Programas maliciosos
O malware é projetado especificamente para danificar ou desabilitar uma rede específica, geralmente com o objetivo de uma violação de dados.
As possíveis consequências de um ataque de malware podem ser grandes, incluindo grandes perdas financeiras para uma organização.

Spam

O spam de sites geralmente ocorre quando um hacker adiciona hipertexto a uma página da web que, quando clicada por um usuário, direcionará para o destino escolhido pelo hacker.

Adicionar links de spam ao site de um hacker em sites que possuem uma grande quantidade de tráfego tem uma chance de aumentar as classificações nos mecanismos de pesquisa.

É essencialmente uma forma de atalho no sistema de trabalho ético e solidificado de SEO.

Efeitos do Hacking

As ramificações do hacking podem ser significativas e de longo alcance. Existem algumas coisas mais comuns que podem acontecer quando um site é hackeado.

Spam de SEO

GoDadddy conduziu um estudo há alguns anos onde concluiu que mais de 73% dos sites hackeados foram hackeados por motivos de spam de SEO.

Algo assim pode ser planejado e deliberado, ou uma tentativa de destruir um site que seja confiável e capitalizar classificações e visibilidade fortes.

Na maioria dos casos, os sites legítimos acabam sendo transformados em link farms e os visitantes são enganados com links de phishing ou malware.

Os hackers também podem empregar o uso de injeções de SQL , onde um site será invadido por spam e a recuperação pode ser muito difícil.

Código malicioso

Isso pode colocar seu site no sandbox se o Google o detectar.

Se detectado, o Google exibirá uma mensagem de aviso quando os usuários tentarem navegar até o site, incentivando-os a se manterem afastados.

Também pode resultar potencialmente na remoção completa de um site dos motores de busca, num esforço para proteger os utilizadores.

Isso influenciará, direta e indiretamente, o valor do SEO:

  • Visitas: o tráfego orgânico geral do site provavelmente cairá significativamente.
  • Métricas de engajamento: métricas como tempo no site, páginas por sessão e taxa de rejeição provavelmente serão afetadas negativamente, o que enviará sinais negativos ao Google em termos de fatores de experiência do usuário.
  • Desconfiança: os usuários que sabem que seu site podem ficar menos motivados a visitá-lo novamente se souberem que seu site teve um ou vários problemas de segurança, afetando também seu tráfego e, em última análise, seus resultados financeiros.

Redirecionamentos não planejados

Muitas vezes, os hackers implementam redirecionamentos quando um site é hackeado.

Isso enviará os usuários para um site diferente daquele em que navegaram inicialmente.

Quando os usuários são direcionados para esse endereço da web separado, geralmente descobrem que o site contém:

  • Formas maliciosas de conteúdo, como conteúdo duplicado que não é verdadeiro.
  • Outros tipos de golpes, como phishing, em que os usuários são induzidos a clicar em um link com spam e, por fim, revelar informações confidenciais.

Se o Google seguir o seu site que foi redirecionado e perceber que ele contém conteúdo questionável, isso poderá prejudicar gravemente a visibilidade orgânica geral na pesquisa.

Backlinks

Os mecanismos de pesquisa avaliam cuidadosamente a reputação geral e o valor dos domínios e links interligados.

Durante um hack, muitas vezes serão adicionados links a um site, provavelmente de baixo valor, o que pode afetar negativamente os esforços de SEO.

Em última análise, seu site pode ser inundado com backlinks de fontes questionáveis, o que provavelmente diminuirá o nível de confiança que o Google ou outros mecanismos de pesquisa têm em um site.

Lista negra

Ser hackeado pode prejudicar seriamente um site aos olhos do Google. Isso pode afetar a presença de um site nas SERPs e também resultar em várias ações manuais no Search Console se o Google sinalizar.

O problema é que muitas vezes isso não acontece. Isso geralmente só leva a mais ataques, como por meio de malware, sem o conhecimento do webmaster, e coloca o site em risco de uma perda ainda maior, tanto do ponto de vista de visibilidade quanto de receita.

Isso cria um certo enigma. Ser sinalizado ou colocado na lista negra de malware basicamente esgota a visibilidade geral do seu site, pelo menos até que o site seja analisado e limpo e as penalidades removidas.

No entanto, não ser sinalizado quando o seu site contém malware pode resultar em maior risco e penalização.

Riscos comuns e como prevenir ataques

Existem algumas coisas mais comuns que colocam seu site em maior risco de ser hackeado:

Instalar plugins ou outras ferramentas de fontes não confiáveis ​​ou não atualizá-los

Muitos plug-ins, como aqueles usados ​​em um CMS como o WordPress, não são todos seguros.

Os hackers procuram consistentemente sites que usam plug-ins inseguros ou desatualizados e, em seguida, encontram maneiras de explorar o site.

Como prática recomendada, é recomendável pesquisar um plugin e ler as avaliações antes de instalá-lo em seu site.

Compartilhar um servidor também pode representar um risco em termos de segurança do site

Isso ocorre porque alguém pode facilmente fazer upload de um arquivo malicioso ou com spam, ou até mesmo conceder acesso a outros hackers.

Credenciais não seguras também podem representar um risco para a segurança dos dados

Recomenda-se que sejam criadas senhas seguras para contas online e que sejam difíceis de adivinhar.

Outro método mais avançado para prevenir um ataque é através de testes de penetração . Isso analisa e testa a segurança da sua rede e quaisquer vulnerabilidades potenciais dentro dela.

Conclusão

Todos são afetados pela segurança da web. Ao construir uma parceria com um site ou cliente, os SEOs devem ser capazes de fornecer alguns conselhos no que diz respeito à segurança geral.

Se você é responsável pela eficácia do SEO de um site, parte de sua função é garantir que haja medidas de segurança em vigor para protegê-lo.

Escanear o código